VOLKSWAGEN PASSAT GTS POINTER 1988 ZERO QUILÔMETRO É OFERECIDO POR R$ 200 MIL


Segundo o proprietário, o modelo passou muito tempo guardado em um concessionária e está pronto para rodar.04/10/2019 10h01 – atualizado às 17h17 em 04/10/2019
Volkswagen Passat GTS Pointer parece saído da concessionária (Foto: Divulgação)

VOLKSWAGEN PASSAT GTS POINTER PARECE SAÍDO DA CONCESSIONÁRIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A apresentação do Volkswagen Polo GTS reacendeu a curiosidade sobre o primeiro GTS brasileiro — confira o teste do hatch. Mas não estou falando do Gol: o carro que inaugurou a sigla esportiva no Brasil foi o Passat. O esportivo foi lançado originalmente em 1984, há 35 anos. No início, o motor era 1.6, mas logo foi substituído pelo AP 1.8. É justamente a configuração do carro que achamos à venda na internet. Ano 1988, o esportivo tem apenas 52 km rodados e está anunciado em Goiânia, Goiás.inRead invented by Teads

Ter um Passat GTS Pointer 88 em condição de novo tem um preço: exatos R$ 200 mil. O valor elevado tem uma explicação. O carro foi licenciado e logo depois ficou guardado pelo dono de uma concessionária em Muriaé, Minas Gerais. Foram 20 anos de armazenagem. S

“O dono original ficou sabendo que o Passat sairia de linha em 1988 e resolveu emplacar esse Pointer e o guardou na sua própria concessionárias”, explica Neto Reis, dono da loja em que o carro está anunciado.

Carro foi comprado pelo proprietário de uma concessionária VW (Foto: Divulgação)

CARRO FOI COMPRADO PELO PROPRIETÁRIO DE UMA CONCESSIONÁRIA VW (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Com a morte do empresário, a viúva vendeu o Passat GTS para um colecionador paulista, que o guardou por outros 10 anos. Para os entusiastas, talvez seja um desperdício estacionar um carro como o Passat Pointer por tanto tempo, porém, para a maioria dos interessados, um modelo mantido como 0 km ao longo de décadas não deve ser utilizado no dia a dia. A graça desses antigos é justamente a baixíssima quilometragem.

O colecionador era focado em clássicos nacionais e chegou a ter 200 carros do tipo. Foi das mãos dele que o atual proprietário, Neto Reis, comprou o GTS junto com 10 outras raridades e resolveu vendê-lo. As fotos da reportagem foram cedidas gentilmente por ele.

O modelo foi armazenado logo depois de ter sido licenciado (Foto: Divulgação)

O MODELO FOI ARMAZENADO LOGO DEPOIS DE TER SIDO LICENCIADO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

De acordo com Reis, um Passat recém-restaurado foi vendido por R$ 150 mil, mas não se tratava de um carro novo. Essa é a diferença desse Pointer. O valor equivale a cerca de dois Polo GTS novos, esportivo que tem preço estimado entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. “Você pode encontrar um Pointer por R$ 30 mil, porém ele não está em bom estado na maior parte dos casos. Além disso, esse Passat é único”, defende o dono.S

Reis afirma ainda que muita coisa foi trocada para deixar o Passat no ponto de rodar muito (se o novo proprietário quiser, claro). “Eu fiz uma revisão no carro, mandei fazer as caixas de rodas, limpeza e polimento”, afirma. Mas há pontos que não foram alterados, exemplos dos pneus Firestone originais, o que inclui o estepe.

O painel está em perfeito estado e traz o rádio original (Foto: Divulgação)

O PAINEL ESTÁ EM PERFEITO ESTADO E TRAZ O RÁDIO ORIGINAL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Embora alguns possam estranhar, um veículo antigo não restaurado é muito valorizado, uma vez que manteve as características de fábrica. É justamente esse estado que garantiu uma boa procura para esse Volks. “Um cara de Brasília marcou de vir por aqui, mas tem executivo e até piloto de avião que se interessaram”, garante Reis.

Como é o GTS Pointer

A despeito do Passat ser considerado um carro médio, o VW foi um esportivo capaz de rivalizar com o mais leve Gol GT. O propulsor AP 1.8 longitudinal é o mesmo do compacto e gera 99 cv (potência declarada menor do que a real) e 14,9 kgfm de torque. O câmbio manual de cinco marchas permite ganhar velocidade facilmente e manter um ritmo tranquilo na estrada.

Console com instrumentos extras era fetiche para outros Passatistas (Foto: Divulgação)

CONSOLE COM INSTRUMENTOS EXTRAS ERA FETICHE PARA OUTROS PASSATISTAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A arrancada de zero a 100 km/h era cumprida em cerca de 11 s e a velocidade máxima chegava perto dos 170 km/h. Números de respeito para 1984 e que se mantiveram atuais até a descontinuação.

Completavam o pacote algumas alterações para dar uma dinâmica à altura do motor. A suspensão é mais durinha e as rodas de liga têm pneus 185/60 aro 14. O acerto de suspensão aproveitava bem o arranjo McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira.

Os bancos Recaros são daqueles que dão vontade de tocar no monitor (Foto: Divulgação)

OS BANCOS RECAROS SÃO DAQUELES QUE DÃO VONTADE DE TOCAR NO MONITOR (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Borrachões, frisos emblemas e demais detalhes estão perfeitos. A cor vermelho fênix metálica é das mais desejadas. Os faróis quádruplos indentificam a última reestilização. O Passat foi desenhado por um dos designers automotivos mais famosos, ninguém menos que Giorgetto Giugiaro, mas a versão dos anos 80 tem diferenças. A maior dela é o uso de faróis quádruplos.

O interior está tão bonito quanto a carroceria. O quadro é completo e de fácil visualização. Há um console central com instrumentos como manômetro e voltímetro. Os bancos Recaro têm revestimentos perfeitos. Nem mesmo as abas têm tecido solto. Atrás, o apoio de braço descansa alinhadinho ao banco traseiro. Entre os itens, há rádio original, porém o ar-condicionado não foi um dos opcionais escolhidos.

Atrás, o banco conta com o descansa braço (Foto: Divulgação)

ATRÁS, O BANCO CONTA COM O DESCANSA BRAÇO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A despeito do valor, guardar um carro por tanto tempo está longe de ser um investimento. O dinheiro empregado na compra e na manutenção dificilmente compensará. Até porque o Passat era um dos carros mais caros da VW de então. Porém, não dá para diminuir o apelo de um carro raro. Ainda mais se ele for tão pouco rodado.

Passat GTS surgiu com o 1.6, mas o Pointer já tem motor 1.8 (Foto: Divulgação)

PASSAT GTS SURGIU COM O 1.6, MAS O POINTER JÁ TEM MOTOR 1.8 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

por JULIO CABRAL Revista Auto Esporte


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