A grande maioria dos carros brasileiros tem embreagem, ao contrário do que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos. Lá, os câmbios automáticos são maioria, ou seja, trocam de marcha sem a participação do condutor.
No Brasil, por vários motivos (inclusive econômicos), a maioria dos carros possui câmbio manual e, para esses, a embreagem é uma peça fundamental. É através dela que você conecta ou desconecta o motor ao eixo da roda.
Quando você conecta, o motor movimenta as rodas e o carro. Ao desconectar, o carro perde a força do motor e é nesse momento que você troca a marcha. A embreagem consiste num conjuntos de peças, chamado de kit embreagem, que se situa entre o volante do motor e a caixa de câmbio.
Como todas as peças de um carro, a embreagem tem um ciclo de vida. Ou seja, se desgasta com o uso e deve ser trocada.
Mas como saber o momento de trocar a embreagem?
Há sinais claros de que chegou a hora: o pedal da embreagem está muito baixo ou muito alto. Em outras palavras você tem que apertar o pedal até o fim para conseguir trocar a marcha e sempre vai ouvir um arranhão quando fizer o movimento. Ou então o contrário: só conseguirá passar a marcha quando o pedal estiver no seu ponto mínimo de pressão. Também pode ocorrer um terceiro sintoma: o pedal estar muito duro.
Mas não é bom esperar chegar a esse ponto para tomar providências. Porque o desgaste das peças pode comprometer o volante do motor, provocando prejuízos maiores. É importante fazer revisões periódicas.
Atitudes que prejudicam a embreagem:
- Segurar o carro parado nas subidas sem usar o freio de mão;
- Dirigir apoiando o pé na embreagem, como se fosse um descanso;
- Esticar as marchas;
- Cantar o pneu também compromete a vida útil da peça.
A troca da embreagem só pode ser feita com mecânicos profissionais e ferramentas especializadas. E como deve ser feita com pouca frequência, não vale a pena economizar. No mercado há certamente indicações consideradas mais baratas. Não é aconselhável. Além de durar pouco tempo, o serviço de todo jeito terá que ser feito por mecânico especialista, porque é preciso tirar o motor para fazer a troca.
Não existe uma quilometragem ou um período de tempo concreto que determine quando devemos trocar a embreagem do carro. Isto é, devemos apenas trocá-la no momento em que notemos que não funciona corretamente. Um automóvel que faz muitos trajetos pela cidade, com paragens e saídas constantes, terá mais possibilidades de gastar a embreagem que outro que circule habitualmente pela estrada.
Veja a seguir algumas dicas para saber a hora de fazer a manutenção da embreagem
1. No momento em que o disco da embreagem se desgastar, notaremos que arranha quando engatamos uma marcha. Se isto acontecer, o disco deixará de cumprir adequadamente sua função de transmitir a potência do motor à caixa de marcha e ao terreno.
2. Um sintoma claro de que a embreagem precisa ser trocada é se notarmos que, quando queremos seguir em frente ou em uma ladeira, aceleramos e o motor acelera, mas realmente não aumenta a velocidade.
3. Também devemos pensar que precisamos de substituir a embreagem quando ao mudar de uma marcha para outra, notarmos que não acontece de forma suave, e que temos a sensação de que arranha e inclusive, apesar de estar na velocidade adequada, notamos que fica difícil engatar as marchas.
4. Do ponto de vista físico, um percurso mais curto que o habitual do percurso do pedal da embreagem deixa claro que o disco está começando a se desgastar.
5. Podemos fazer um teste para verificar o grau de desgaste da embreagem, ainda que não deva ser feito com frequência, já que a própria revisão contribui para encurtar a vida útil deste componente. Devemos estar com o motor do carro ligado, a ignição e freio de mão colocados.
Depois, aceleramos ao mesmo tempo em que soltamos o pé da embreagem, aos poucos, e na terceira. Quanto mais tarde o carro afogar, mais desgastada está à embreagem.
6. Apesar de não existir uma quilometragem determinada que indique que devemos trocar a embreagem, já que tudo depende do uso que damos ao veículo e da qualidade dos materiais, pode ser usado como referência aos 150.000 quilômetros.
Quer saber mais sobre Conversor de Torque?
Somos especializados em reparo, limpeza e remanufatura de conversor de torque.