Será que o mais acertado é cobrar por hora ou por serviço? Definir seu método de cobrança pode não ser uma tarefa muito simples, existem muitas variantes e é bastante comum ter dificuldade na hora de definir o melhor método para a sua oficina.
Entre os fatores a ser considerados estão à análise do mercado, como por exemplo o sistema de cobrança usado por seus concorrentes diretos, o principal tipo de serviço oferecido pela sua oficina, a sazonalidade e o perfil dos seus clientes.
A escolha certa é determinante para a lucratividade ou não do seu negócio. Vamos a algumas dicas para ajuda-lo na escolha.
Mas vamos ao que realmente interessa: como aprender a cobrar pelos serviços da sua oficina?
1 – Avaliação de custos da operação.
É necessário saber medir e avaliar os custos envolvidos em cada processo da oficina. Para fazer isso é importante saber o custo fixo mensal para manter seu negócio, incluindo aluguel, consumo de energia, água, telefone, internet. Além dos salários dos colaboradores, custo com marketing e impostos. Esses dados devem ser incorporados ao custo dos serviços através de uma porcentagem. O ideal é procurar ajuda profissional para levantar esses custos e saber qual a porcentagem correta para incorporar aos seus serviços evitando cobrar um valor acima do praticado pelo mercado e perder clientes ou u, valor abaixo e tomar prejuízo.
Além disso, você precisa conhecer os custos de cada operação, o que inclui os materiais usados, o custo hora do profissional que fara o serviço e a porcentagem de lucro que você espera ter com aquele serviço.
2 – Conheça e liste os benefícios que você oferece ao seu cliente.
Entre os benefícios mais comuns hoje em dia estão às famosas maquininhas de debito e credito, facilidades de pagamento como o parcelamento, a sala de espera com tv à cabo, café e banheiro para o cliente, wi-fi, lavagem do automóvel para entrega, serviços de leva-e-traz, e outros tantos.
Estes custos devem constar na sua elaboração de valores por serviço. E se possível, é sempre importante assimilar esses gastos sem aumento de preço. Por outro lado, esta deve ser uma conta bem pensada, pois pode gerar um vazamento de lucro e impactar demais na saúde de sua oficina.
3 – Saber qual a margem de lucro almejada.
Toda empresa é criada para gerar lucro aos seus proprietários, caso contrario, não haveria motivos para ela existir.
O valor final do serviço ou produto deve ser suficiente para cobrir todos os gastos para sua execução e ainda gerar lucro no final.
Portanto, é importante ter em mente quanto quer lucrar, ou seja, qual sua margem de lucro.
A margem de lucro não tem que ser fixa. Ela pode, e muitas vezes deve, ser mudada de acordo com o tipo de serviço que pretende fornecer. Ou seja, você perceberá que ao colocar no papel seus custos, haverão alguns serviços em que é possível aplicar uma margem de lucro maior, enquanto em outros, a margem deve ser menor para não impactar demais o valor final do serviço, tornando-o muito caro e inviabilizando a aquisição pelo seu cliente.
4 – Pesquisa de mercado.
A simples e única observância dos valores praticados pelo mercado, muitas vezes faz com que você avalie mal o seu serviço e, sem fazer as contas certas, não perceba o erro. Ou seja, copiar o preço que seu concorrente cobra pode não ser saudável para a sua empresa.
A análise do mercado deve sim servir de parâmetros para sua precificação. Isso quer dizer que ela vai mostrar se você esta cobrando muito ou pouco pelos serviços prestados e ajudar na geração de preço de venda. Não adianta muito prestar um excelente serviço e cobrar um valor muito superior ao praticado pelo mercado, por outro lado, não é também saudável cobrar um valor baixo demais. Na maioria das vezes, cobrar muito abaixo do mercado passa a impressão para seus clientes, que seu serviço é de baixa qualidade.
Outro ponto bem legal da análise de mercado é perceber os erros e acertos dos seus concorrentes.
Profissionais de administração e marketing, sempre levam muito em consideração as análises que fazem de cada empresa, produto e serviço, para descobrirem como ajudar as empresas de seus clientes a lucrar e vender mais. Portanto, é importante que você também faça isso, se quiser ter sucesso, ok?
Agora mãos à obra! Faça o mais rápido possível à precificação correta de seus serviços e passe a ter o controle de sua empresa, sabendo inclusive quantos serviços precisa fazer por mês para manter a empresa saudável e crescendo!
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