Ensine seu cliente a usar corretamente o câmbio automático


Algumas dicas são muito úteis no dia a dia para preservar os componentes do câmbio automático

O câmbio automático é muito prático no dia a dia e está ganhando a preferência dos brasileiros. Mas você sabe o que não deve fazer nesse tipo de transmissão? Para ajudar no sua dia a dia, o iCarros consultou especialistas e ensina como usar o câmbio automático corretamente.

 O que é câmbio automático?
Esse sistema realiza todo o processo de seleção de marchas sem a interferência do condutor. Para tanto, ele usa engrenagens diferenciadas, chamadas planetárias, e conversor de torque, que substitui o conjunto da embreagem em relação a uma transmissão manual.
Para quem é indicado o câmbio automático?
O câmbio automático é indicado quem não queira ou não possa – no caso de pessoas portadoras de deficiência – realizar o processo de acionamento do pedal da embreagem e da alavanca da transmissão.

Quais as desvantagens do câmbio automático?
As desvantagens do câmbio automático são o custo de manutenção mais elevado em relação às transmissões manuais e além de cuidados específicos para a utilização. Do mesmo modo, os veículos equipados com este sistema de câmbio também costumam ser mais caros porque são mais sofisticados que as versões equivalentes equipadas com câmbio manual.

Como funciona o câmbio automático?
Ao contrário do sistema manual, que possui engrenagens separadas com diferentes relações para cada marcha, o câmbio automático tem um sistema de engrenagem planetária, que reúne engrenagens com diferentes tamanhos. As trocas são sempre feitas automaticamente pelo sistema em função da velocidade do veículo e da rotação do motor, selecionando a combinação ideal das engrenagens para cada caso. E quem faz a ligação da caixa de transmissão com o motor é o conversor de torque, que então transfere a força do motor para a transmissão.

Como arrancar e sair como veículo com câmbio automático?
Antes de ligar o carro, pise no pedal do freio. Então dê a partida e coloque a alavanca do câmbio na posição “D” para só então soltar o freio de estacionamento. Daí é só soltar o pedal do freio e acelerar para o carro se mover.

Posições da alavanca
É importante conhecer as posições da alavanca. Com o carro parado, por exemplo, use sempre o “P”. Essa posição é utitlizada ao estacionar o veículo e vem do inglês “Park”. Para movimentá-lo, coloque em “D” (do inglês “Drive”) e mantenha nessa posição enquanto estiver rodando. O “N” é o neutro ou ponto morto, como em um câmbio manual. Por fim, o “R” é a ré. Mas é importante só engatar a ré quando o carro já estiver totalmente parado.

Ao parar, devo mudar de “D” para “N”?
Uma dúvida frequente é se a pessoa deve engatar o Neutro em paradas como semáforos. Na verdade, especialistas recomendam dirigir o tempo todo com o câmbio no “D”, porque essa troca de marchas causará um desgaste maior dos componentes. “Você perde tempo,além disso corre o risco de dar tranco na transmissão por fazer a mudança antes de frear totalmente o veículo. Essa é uma das vantagens do câmbio automático: você não precisa tirar a mão do volante”, afirma Roberto Manzini. Ele é instrutor de pilotagem do Roberto Manzini Centro Pilotagem.

Existe problema se engatar a ré com o carro ainda em movimento? 
Se você engatar a ré com o carro ainda em movimento, existe o risco de quebrar peças do sistema. Extamente para evitar isso, existe sempre algum tipo de trava que deve ser acionada pelo condutor, como um botão. Porque só acionando o botão é que o sistema permite engatar a ré.

Para que serve e quando usar o modo “L”? E as posições “1”, “2” e “3”?
Em alguns modelos é possível encontrar as posições L (Low) ou os números 1, 2 e 3. Essas posições servem para limitar a marcha a ser utilizada pelo câmbio, dando mais força, por exemplo, em subidas íngremes. E mesmo em descidas acentuadas essas marchas ajudam, porque elevam a atuação do freio-motor. “Quando você precisa de mais força em baixa velocidade, como quando está com o carro muito carregado, é quando se deve usar o L. O certo é ler o manual do veículo. Porque é importante saber qual a marcha indicada em função da velocidade e da carga transportada”, explica Manzini.

E quando usar a função esportiva “S”?
Alguns modelos contam ainda com a posição “S”, uma função esportiva que retarda as trocas de marcha. “Quando você precisa de força com um tempo de reação mais rápido, o S estica as marchas e usa mais a potência para fazer uma ultrapassagem mais segura, por exemplo”, destaca Manzini.

Em veículos com câmbio sequencial com opção de trocas manuais, como devo usá-la?
Em geral, os câmbios automáticos permitem fazer trocas manuais apenas na própria alavanca, por meio de um botão ou movendo-a para os lados. Contudo, há veículos que também oferecem as borboletas, ou aletas, atrás do volante. Nesses casos, as trocas devem ser feitas normalmente como se fosse um câmbio manual, usando como referência a rotação do motor.

Por que algumas vezes o sistema impede a mudança manual feita pelo motorista?
Em função da programação de cada câmbio, pode ser que o sistema não aceite algumas trocas. É quando aparecem avisos no painel como de “manobra não permitida”. Isso ocorre ao fazer uma redução ou subir uma marcha que o sistema identifique estar fora da rotação ideal do motor.

Posso frear com o pé esquerdo?
O ideal é que, em carros com câmbio automático, o motorista acelere e freie usando o pé direito. Tanto que muitos especialistas recomendam esquecer o pé esquerdo – e usar o apoio no assoalho quando houver. O problema é que a sensibilidade com a perna esquerda, em geral, é menor, o que pode ocasionar freadas mais bruscas do que o necessário, podendo gerar um acidente. “Para frear com a perna esquerda, é preciso treinar. Nosso reflexo com essa perna é de acionar a embreagem, o que é um movimento muito rápido. Numa frenagem, você pode acabar gerando carga em excesso ou menor do que deveria para conseguir parar o carro”, alerta Manzini.

O que é e como funciona o kick down? 
A função kick down, que não está presente em todos os carros com câmbio automático, consiste em um sistema que entende que o motorista precisa de força rapidamente, reduzindo marchas para elevar a rotação do motor. Funciona da seguinte forma: ao pisar fundo no pedal do acelerador, é acionado um tipo de botão abaixo do pedal que reduzir algumas marchas – em geral uma ou duas – para dar mais força ao motor. É útil em ultrapassagens, por exemplo. Atualmente, porém, os novos câmbios automáticos já fazem isso eletronicamente sem a necessidade desse sistema.

 

Postado originalmente em 27/12/2017 – Redação / Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

 

 

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