Conheça a Tecnologia do Conversor de Torque


Você sabe qual o componente que substitui a embreagem nos veículos que possuem transmissão automática? Saiba a resposta nesta matéria!

O conversor de torque é uma tecnologia usada para a transferência de torque do motor (elemento responsável por gerar a potência necessária para o funcionamento do sistema) para o movido (elemento que recebe a potência fornecida pelo motor).

Esta tecnologia é comumente usada em veículos que possuem um sistema de transmissão automática, substituindo o sistema de embreagem presente em carros com transmissão mecânica.

O conversor de torque encontra-se entre o motor e o câmbio do veículo, como apresentado na imagem abaixo:

Posição do Conversor de Torque no Veículo
Posição do Conversor de Torque no Veículo

Fonte: MultiCâmbios

O conversor de torque é um acoplamento hidráulico que permite rotações distintas entre o câmbio e o motor.

Diferentemente da embreagem, o conversor de torque acopla ou desacopla por meio do bombeamento de fluido hidráulico.

O sistema é composto por 4 itens:

  • Bomba
  • Turbina
  • Estator
  • Fluido hidráulico

Seu funcionamento parece complexo, porém é bem simples.

Tudo começa pelo motor através da rotação do virabrequim.

Esta rotação é transmitida até o volante do motor e consequentemente até a caixa do conversor de torque que encontra-se fixa no volante para que o sistema gire na mesma velocidade do motor.

A bomba encontra-se fixa na caixa do conversor de torque, e tem como finalidade transmitir a energia proveniente do motor para o fluido hidráulico presente dentro do conversor de torque.

Bomba do Conversor de Torque
Bomba do Conversor de Torque

Fonte: MultiCâmbios

O fluido por sua vez é conduzido até a turbina, que transforma a energia presente no fluido em energia cinética para girar o eixo do câmbio.

Turbina do Conversor de Torque
Turbina do Conversor de Torque

Fonte: MultiCâmbios

Como podemos ver nas imagens anteriores, a bomba e a turbina giram em sentidos diferentes e devido a isso, o fluido de saída da turbina também encontra-se em movimento oposto ao sentido de rotação da bomba.

Para evitar que o fluido entre em contato direto com a bomba, fazendo com que o sistema perca eficiência, existe uma peça intermediária. Esta peça chama-se estator.

O estator tem o objetivo de impedir que o fluido que sai da turbina entre em contato direto com a bomba, sendo necessário direcioná-lo corretamente para a entrada na bomba. Este componente encontra-se entre a bomba e a turbina.

Vista Lateral do Conversor de Torque
Vista Lateral do Conversor de Torque

Fonte: Clube Peugeot

Por atuar com fluido hidráulico as vantagens do conversor de torque, se comparado ao sistema de embreagem, são:

  • Menor geração de ruídos
  • Menor desgaste dos componentes de transmissão
  • Acoplamento menos brusco que a embreagem
  • Não depende da ação do piloto
  • Pode multiplicar o torque proveniente do motor duas ou mais vezes dependendo da velocidade de rotação do mesmo

Porém o sistema possui suas desvantagens:

  • Maior consumo de combustível (quando não possui sistema de bloqueio)
  • Manutenção mais cara
  • Troca regular do fluido de trabalho (especificado no manual)
  • Depende da velocidade de rotação do motor
  • Piloto não pode atuar no sistema

Confira no vídeo a seguir como funciona o conversor de torque.

O que é um Conversor de Torque? do canal Herbert Escobar

Créditos da foto de capa do blog: Operaction

Créditos da matéria: MultiCâmbios

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