Conversor de Torque como Funciona?

Como funciona o Conversor de Torque

Conversor de torque substitui a embreagem nos veículos com câmbio automático. É ele o responsável por não deixar seu carro morrer quando parado. Nos carros com câmbio manual, usamos o pedal da embreagem para desengatar a marcha. Como os carros automáticos não possuem pedal de embreagem, é este engenho dispositivo que faz isso para você.

Vamos mostrar aqui, porque carros com câmbio automático necessitam de um conversor de torque, como ele funciona e alguns dos seus benefícios e desvantagens.

O que é?

O Conversor de torque veicular é um componente usado para transferir a força proveniente do motor do veiculo para o eixo de entrada da transmissão. E então para as rodas de tração. O Conversor de torque emprega uma forma de acoplamento hidráulico (embreagem hidráulica). E é comumente usado em automóveis de transmissão automática em substituição à embreagem mecânica, de acoplamento mecânico por fricção.

Princípios Básicos

Exatamente como os carros de câmbio manual, os carros com câmbio automático precisam de uma maneira de deixar o motor em funcionamento enquanto as rodas permanecem paradas. Como por exemplo em um sinal de tráfego. Porque carros que utilizam uma transmissão manual usam uma embreagem mecânica acionada por pedal. O que desconecta completamente o motor da transmissão.

Carros com caixa automática utilizam um conversor de torque. Porque o conversor de torque utiliza um tipo de acoplamento hidráulico que permite que o motor gire, independentemente do câmbio. Se o motor gira mais lento, como quando o carro está parado no semáforo, a quantidade de torque que passa pelo conversor de torque é menor. De modo que para manter o carro parado é preciso apenas uma pequena pressão no pedal do freio. Se você pisar no acelerador enquanto o carro estiver parado, terá de pressionar o freio com mais força. Evitando assim que o carro se mova. Isso acontece porque quando você pisa no acelerador, o motor acelera e bombeia mais fluido para dentro do conversor de torque. Isso faz com que mais torque seja transmitido às rodas.

O Interior de um conversor de torque

bomba dentro do conversor de torque é um tipo de bomba centrífuga. À medida que ela gira, o fluido é arremessado para fora, num sistema muito parecido com a forma que o ciclo de secagem de uma máquina de lavar roupas que arremessa água e roupas para a parede da bacia de lavagem. Quando o fluido é expelido, um vácuo é criado e mais fluido é puxado para o centro. A turbina, que está conectada ao eixo de entrada do câmbio faz com que o câmbio gire, e o carro se mova. Você pode observar no gráfico abaixo que as lâminas são curvas. Isso significa que o fluido externo que entra na turbina precisa de direção antes de sair do centro da turbina.

Para alterar a direção de um objeto em movimento, é preciso aplicar uma força a esse objeto. Não importa se o objeto é um carro ou uma gota de fluido. Seja o que for que aplique a força para fazer algo girar, esta força se manifestará com igual intensidade. Porém em sentido contrário. Assim, à medida que a turbina faz com que o fluido mude de direção, o fluido faz com que a turbina gire. O fluido deixa o centro da turbina, movendo-se em uma direção diferente daquela que entrou. Se você observar as setas na figura acima, verá que o fluido sai da turbina movendo-se em direção oposta àquela que a bomba (e o motor) está girando. Se o fluido atingisse a bomba voltando em sentido contrário, diminuiria a rotação do motor, desperdiçando energia.

O Estator

É por isso que um conversor de torque possui um estator. O estator possui lâminas com um desenho bastante vigoroso que invertem a direção do fluido quase que completamente. Uma embreagem unidirecional (dentro do estator) o conecta a uma árvore fixa na transmissão (a direção na qual a embreagem faz o estator girar está marcada na figura acima). Devido a essa configuração, o estator não gira com o fluido – ele apenas gira na direção oposta, forçando o fluido a mudar de direção quando atinge as lâminas do estator.

Estrutura do conversor de torque

Peças estruturais
As peças estruturais são comuns em todos os conversores de torque para transmissão automática, apesar de serem diferentes entre os vários modelos de conversores.
São elas: Impulsor, estator, turbina, sistema lock up e tampa.

Peças dinâmicas
As peças dinâmicas são as que apresentam desgastes com o uso e são o alvo da remanufatura de conversores de torque com mais frequência.
São elas: Cubo impulsor, rolamentos, calços aço, calços de baquelita, calços de alumínio, anéis de vedação, retentores, catracas, material de fricção e molas, além de outros, de acordo com o modelo do conversor de torque.

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Uma resposta para “Conversor de Torque como Funciona?”

  1. Caros colegas, por gentileza, vocês alteram o Stall do conversor de torque, pois tenho um Cãmbio TH350, numa Chevrolet C10 V8 350, e pretendo aumentá-lo se possível meu conversor para uns 2500 rpm de stall, grato se possível qual o valor, meu conversor funciona perfeitamente. Grato

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